O ATLETA
Filinto Holanda foi jogador de futebol e Iniciou sua carreira, no Fortaleza EC, em 1978, sendo seu primeiro treinador o Jurandir Branco que ainda hoje trabalha nas categorias de base do Leão.
Depois passou pelo Ceará SC em 1981 e 1982, Guarany de Sobral, América, Calouros do Ar, Desportiva/MG, esteve no futebol português encerrando a carreira no São Luis de Montes Bello/GO, onde iniciou a carreira de treinador.
CARREIRA DE TREINADOR
Iniciando no futebol goiano esteve em várias equipes como: Anapolina, Crack, Santa Helena, Caldas e outras.
Em 1997 foi para o futebol candango onde conquistou o título do campeonato do Distrito Federal pelo Gama.
Em 1998 retornou ao futebol goiano, para o Caldas, onde conquistou o acesso à primeira divisão, sendo escolhido o melhor treinador da temporada. Continuando no futebol goiano por várias temporadas e em 2007 foi treinar o Guará/DF,permanecendo até 2008, indo depois para o Votoratti/SP, em 2008.
Em 2009 foi convidado para treinar o ASK. Ternitz, clube do futebol da Áustria, onde teve a oportunidade de trabalhar fora do país, enfrentando seleções, como a da Bósnia e Eslovênia e clubes do futebol árabe.
Essa experiência no futebol do exterior foi muito importante, pois treinou clubes de outros países sempre atrás de novas experiências, vivenciando novas culturas e comportamentos.
Logo depois retornou ao futebol brasileiro.
Esteve por duas temporadas ao lado do técnico Luiz Felipe Scolari, no Palmeiras, onde aprendeu bastante. Também com o técnico Orlando Lelé, no Gama/DF,ganhando muito conhecimento.
Trabalhou também com jogadores de nome no futebol brasileiro como: Wellington Dias, ex-Brasiliense; Wilton Goiano, ex-Ceará; Finazzi, ex-Fortaleza; Vitor,ex-Goiás dentre outros.
FILOSOFIA DE TRABALHO
“Venho para dividir, dividir as experiências ganhas no mundo do futebol”!
Filinto Holanda procura aplicar tudo que aprendeu, nos clubes por onde passa. Gosta de ouvir, escutar os atletas e as pessoas envolvidas no ambiente de trabalho.
NO FUTEBOL CEARENSE
Trabalhou no Guarany de Sobral, saiu deixando o bugre invicto, Horizonte, Ferroviário (Foto), Crato e Tiradentes, sempre realisando grandes campanhas.
Filinto fez grandes amigos no futebol como: Alberto Damasceno, Jurandir Branco, Loralbe Monteiro, Anacleto Pires, Júlio Abreu, Paulo Wagner, Os Torquatos em Sobral e outros por onde passou. Filinto Holanda é um treinador de bom relacionamento.
Hoje, Filinto encontra-se em Goiânia/GO, realisando trabalhos no futebol Goiano. BOATOS, já que o momento é político, que o técnico tem em mãos, duas propostas para 2013, uma do futebol Cearense e outra do Paraibano. Certo que, para onde decidir ir trabalhar, tanto no futebol Cearense ou no Paraibano, o clube que o contratar ganhará um profissional dedicado e com certeza, realizará um grande trabalho.
LG 05/10/2010
TEM UM CURRÍCULO RESPEITÁVEL!
ResponderExcluir