PERSONALIDADES DO ESPORTE

quinta-feira, 18 de junho de 2009

MIRANDINHA "Sua História"

* "MIRANDINHA" na Seleção Brasileira (Olímpica).
Jogadores brasileiros comemoram a conquista do torneio Pré-Olímpico de 1987 após vencerem a Bolívia por 2 a 1 no dia 03 de maio em La Paz. Naquele dia, o Brasil, que era treinado por Carlos Alberto Silva, jogou com Zé Carlos, Jorginho, Geraldão, Denílson e Nelsinho; Bernardo, Bebeto e Edu Marangon; Sérgio Araújo (Mirandinha), Evair (Douglas) e Valdo. Nesta foto, comemorando o título, estão da esquerda para a direita MIRANDINHA, Maurício, jogador não identificado, Denílson, Jorginho, Edu Marangon, Bebeto e Sérgio Araújo.

* MIRANDINHA(Ex-centroavante do Botafogo, Palmeiras, Newcastle e Outros)

* MIRANDINHA, o Francisco Ernandi Lima da Silva, o segundo dos MIRANDINHA no futebol brasileiro e o nosso primeiro jogador a atuar no futebol da Inglaterra, é treinador de futebol.

Ele brilhou principalmente com a camisa do Palmeiras, onde ganhou o apelido de fominha. Na época de alviverde, MIRANDINHA chegou a ser convocado algumas vezes para defender a seleção brasileira.

Em um amistoso contra a Inglaterra, em Wembley, marcou um dos gols da seleção, chamando assim a atenção dos dirigentes do Newcastle. MIRANDINHA já morou em Manaus (AM), no bairro da Cidade Nova I, onde desenvolveu o projeto Libermorro da UFAM (Universidade Federal do Amazonas).

Casado por duas vezes e pai de três filhos, sendo dois homens e uma mulher, MIRANDINHA, que nasceu no dia 2 de julho de 1959, em Fortaleza (CE), começou a carreira de jogador no Ferroviário (CE), em 1977, e depois passou pelas seguintes equipes: Ponte Preta, Palmeiras de São João da Boa Vista (SP), Botafogo (RJ), Náutico, Portuguesa, Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Newcastle (Inglaterra), Palmeiras (mais uma vez), Belenenses (Portugal), Corinthians, Coritiba, Fortaleza (CE), Shimizu do Japão (trabalhou com Leão), Fujita do Japão (foi comandado por Nicanor de Carvalho) e encerrou a carreira no Belmare, também do Japão.

Com a camisa do Palmeiras, MIRANDINHA disputou 140 partidas, marcando 61 gols. Já no rival do alviverde, o Corinthians, ele jogou apenas 12 vezes (a maioria pela Libertadores da América de 91) e fez três gols.

Veja abaixo descrição de alguns gols de MIRANDINHA:
- 01/10/86 - PALESTRA ITÁLIA - PALMEIRAS 2 X 0 BOTAFOGO (RJ)
- Dois gols de MIRANDINHA contra o Botafogo, a ex-equipe dele. No primeiro, ele recebe, na entrada da área, de Jorginho (ex-Marília) e chuta forte.
- O segundo gol palmeirense, Jorginho bate falta da esquerda, MIRANDINHA se antecipa ao ex-luso Leiz e toca firme de cabeça.

Por Rogério Micheletti (micheletti.rog@ig.com.br)

TREINADOR e Auxiliar TécnicoEm 1996, MIRANDINHA começou a sua carreira de técnico no Ferroviário (CE). Depois por três anos dirigiu o time do Al-Hajer, da cidade de Al-Hassa, da Arábia Saudita.

De volta ao Brasil, MIRANDINHA passou pelas seguintes equipes a partir de 1999: Goiânia (GO), Rio Negro (AM), Al-Raib Dured (Arábia Saudita), Nacional (AM), Keah-Sa (Malásia), Nacional (AM) e em 2005 assumiu o Libermorro (AM).

Também em 2005, foi treinar o Cascavel, do Paraná, e a Joinville, de Santa Catarina. Mas, em novembro do mesmo ano, retornou a Manaus para dar continuidade ao projeto de trabalho junto ao clube do Libermorro.

Em 2008, MIRANDINHA chegou ao Fortaleza Esporte Clube e Dr. Lúcio Bonfim, presidente, o colocou em uma parceria, Fortaleza/Aracati, como Técnico, para as disputas da 3ª Divisão Cearense.MIRANDINHA foi Campeão e colocou o Aracati Esporte Clube na 2ª Divisão 2009.ARACATI ESPORTE CLUBE, “CAMPEÃO” 3ª Divisão Cearense 2008 - Em Pé: Abelardo Maciel (Diretor), MIRANDINHA (Técnico), William Mardoch (Preparador de Goleiros), Michel (Goleiro), TomTom, João Paulo (Atacante), Wendell Brito, Nonato, Igor Ribeiro, Gilmack, João Paulo (Goleiro), Mickael, Wendell Maciel e Roberto (Rouparia) – AGACHADOS: Côca (Auxiliar Técnico), Rafael Macedo, Thiago, Patola, Mailton, Teles, Ednardo, Esquerdinha, Sonaldinho e Banana (Rouparia).

Em 2009, MIRANDINHA volta ao Fortaleza e recebeu convite de Paulo Pelaipe (ex-diretor do Grêmio) para assumir o cargo de auxiliar técnico de Casemiro Mior no Fortaleza. Aceitou e trabalha na equipe cearense, que tem como grandes rivais o Ferroviário e o Ceará.

Com a saída do Casemiro Mior o MIRANDINHA assume a função de Técnico Interino do Fortaleza e com os bons resultados conseguidos, assumiu a titularidade na função. Sendo Tri-Campeão Cearense, realizou uma boa campanha na Copa do Brasil e participa do Campeonato Brasileiro – Série “B” pelo Fortaleza Espore Clube em 2009.

MIRANDINHA, ainda conseguiu ser CAMPEÃO pelo Fortaleza EC como jogador (1991) e técnico (2009), até então conseguido apenas pelo “Paim” Moésio Gomes.
FORTALEZA ESPORTE CLUBE (Foto) TRI-CAMPEÃO CEARENSE 2007/2008/2009 - MIRANDINHA é o primeiro em pé da esquerda para direita.

***ALGUMAS FOTOS DO "MIRANDINHA"***
Em pé: Amarildo, Ditinho, Márcio, Lino, Denys e Jorginho. Agachados: Edu Manga, Gérson Caçapa, Barbosa, MIRANDINHA e Martorelli.
Nenê é o terceiro em pé e o goleiro Rafael Cammarota é o sexto. Agachados: Jair Picerni, Edson Abobrão, Juninho, Osvaldo, Afrânio Riul, MIRANDINHA Fominha, Helinho, jogador não identificado e Tuta.
Os cearenses "MIRANDINHA e ERASMO Forte" com TELE SANTANA.
Em pé: Martorelli, Vágner Bacharel, Ditinho, Amarildo, Márcio Alcântara e Denys. Agachados: Barbosa, Lino, MIRANDINHA, Mendonça e Jorginho.

Flávio Trevisan (de perfil) e MIRANDINHA, ao lado dele. Em 1991, na cidade de São José do Rio Pardo-SP, jogadores do Corinthians se encontraram na chácara de Trevisan para comemorarem o título brasileiro do ano anterior. Nesse encontro, Mirandinha foi oficialmente apresentado ao grupo. Ele estava na Inglaterra e reforçou o Timão na Libertadores-91.
Churrasco de corintianos em 1991, em comemoração ao título brasileiro de 1990. Da esquerda para a direita: Dinei, Tupãzinho, MIRANDINHA e só a “pontinha” de Marcelo Djean. Na mesa de trás, Viola. Atrás dele, Ronaldo. A festa ocorreu no sítio de Flávio Trevisan, em São José do Rio Pardo-SP.

* Fonte (18/06/2009):
- Milton Neves (Terceiro Tempo)
- Luciano Gondim – www.lucianogondimbr.blogspot.com
. E-mail: lucianogondim@hotmail.com

Um comentário:

  1. Puxa! como é bom ver essas relíqueas do futebol,e principalmente em saber que nessa história tem um guerreiro cearense do futebol com tantas conquistas e realizações.

    Aqui vai meus agradecimentos à um dos ídolos do Fortaleza Esporte Clube.

    ResponderExcluir